Sendo as Lajes das Flores uma vila rural e profundamente religiosa, todos os costumes se situam nestes parâmetros , tendo como exemplos:
O «CULTO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO», festa com misto de profano e religioso na qual se adora o Divino com a realização de «alvoradas», que são cânticos ao divino realizadas nas chamadas «Casas do Espírito Santo», as procissões, as missas com a «Coroa», as «sopas do Espírito Santo», etc.
Ainda a este nível a realização das festas dos Padroeiros em todas as Freguesias como já atrás foi referenciado, onde também se realizam as missas em honra dos Padroeiros e as procissões.
A nível rural temos a assinalar ainda as matanças do porco, onde ainda em algumas Freguesias, é um dia de festa , onde se juntam todos os familiares e se comem as comidas típicas daquele dia que são: a «caçoilha» e a «morcela».
Podemos também salientar o cultivo dos bens essenciais, quase na íntegra feitos pelos homens e mulheres das nossas Freguesias, como por exemplo a batata, o feijão, as hortaliças e outros produtos, conjuntamente com a criação de gado e outros animais domésticos.
Como por toda a parte também os costumes com a chegada da era moderna vão-se desvanecendo, sendo, como vai atrás descrito, poucos os que ainda prevalecem na memória e no dia a dia das nossas gentes.